.
Estas simples reflexões tiveram como origem uma necessidade interior e uma busca dos meus valores de vida e da minha própria verdade. Foram ressurgindo numa nova descoberta, numa vontade enorme de desvendar o maior segredo da vida. Na busca constante do meu equilíbrio e da verdade. - Ana Paula Oliveira

Força e Matéria - A desintegração atômica - Por Ana Paula Oliveira

"A Força, utilizando-se da matéria, começa a sua evolução nas subdivisões do átomo, onde se encontram as primeiras partículas de força concentrada. Passa, depois, na composição das moléculas, a uma nova ordem de aplicação construtiva" Felino Alves de Jesus, Trajetória Evolutiva 

Em relação a tema "desintegração atômica".

Podemos definir átomo como sendo a menor proporção de um elemento químico, que pode participar numa combinação química, sendo por sua vez constituído por partículas mais pequenas, chamadas partículas sub atômicas (eletrões, protões, neutrões)

Existem algumas diferenças acentuadas entre reações químicas e reações nucleares. Nas reações químicas os átomos podem combinarem-se, separarem-se ou rearranjarem-se, mas nunca se criam ou se destroem.

Nas reações nucleares os elementos químicos são convertidos uns nos outros, são reações com libertação e absorção de grandes quantidades de energia e emissões de partículas por decaimento.

Estas reações envolvem a transformação no núcleo atômico, que pode ser por um processo natural (radioatividade natural) ou por bombardeamento ao núcleo por outras partículas e designa-se este processo por transmutação nuclear.

A série de decaimento radioativo é constituída por uma sequência de reações ou passos de desintegração de um núcleo radioativo original. Exemplo: o Urânio-238 que emite partículas alfa, resulta em tório-234, que por sua vez emite partículas beta.

Podemos considerar também um processo de fissão nuclear. O núcleo pesado divide-se para formar núcleos mais pequenos e pode produzir reações em cadeia incontroláveis se a sua massa for crítica.

A fusão nuclear é o contrário da fissão nuclear. Esta faz a combinação dos núcleos pequenos, originando um núcleo maior, só ocorre a temperaturas elevadíssimas. Exemplo do sol que se encontra a 15 milhões de graus Celsius, e é constituído maioritariamente por hidrogênio e hélio.

"As forças que operam no corpo organizado, já não são as forças cósmicas, mas forças biogênicas; aquelas não geram funções, só produzem fenômenos de ordem material; estas criam funções e produzem, além dos fenômenos materiais, outros de natureza diversa, denominados vitais, elementos das funções orgânicas." Antônio Pinheiro Guedes, Ciência Espírita

A matéria é composta por compostos inorgânicos e orgânicos.

O universo compõe-se de seres inorgânicos e orgânicos.

Nos seres inorgânicos atuam forças (Forças Cósmicas) que produzem os fenômenos materiais.

Nos seres orgânicos atuam forças (Forças biogênicas) que produzem fenômenos que se denominam funções.

O Ser Humano, por ser, um Ser organizado produz todos os fenômenos materiais, funções orgânicas e funções de relação.

A criatura humana é portanto o representante do Universo, é um microcosmo: Matéria e Força, Corpo e Funções.

O corpo humano, não tem a mesma aparência, aspecto e composição dos corpos brutos, mas é formado pelos mesmos elementos, é então uma matéria nova.

O termo usado no processo de transmutação nuclear - transformação do núcleo atômico é aqui aplicado de maneira semelhante.
Em o livro Ciência Espírita: Os fenômenos vitais são transmutações dos fenômenos materiais e portanto as Forças biogênicas são transmutações das Forças cósmicas. Existe também uma transformação da matéria produzindo um novo corpo, o corpo humano.

Parece haver uma certa semelhança na maneira como a transformação se dá.
Fazendo a analogia não parece assim tão absurdo a expressão "desintegração atômica"

E também por se usarem em medicina os isótopos radioativos, como exemplo os iodos radioativos no tratamento da tiroide, sódio-24 (um emissor beta) que é injetado no sangue como uma solução salina, e alguns são usados como marcadores para detectar anomalias.

Embora em quantidades ínfimas estes elementos também poderão estar no nosso corpo por necessidade, por estudo ou por ter permanecido em lugares onde a sua radiação é elevada.

Força e Matéria - A desintegração  Atômica

Por Ana Paula Oliveira


Poderá gostar de conhecer:
 Força e Matéria