.
Estas simples reflexões tiveram como origem uma necessidade interior e uma busca dos meus valores de vida e da minha própria verdade. Foram ressurgindo numa nova descoberta, numa vontade enorme de desvendar o maior segredo da vida. Na busca constante do meu equilíbrio e da verdade. - Ana Paula Oliveira

A Paz - Por Ana Paula Oliveira

"A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento." Albert Einstein

A palavra PAZ é caracterizada por um estado de alma tranquila e serena. Significa ausência de violência ou guerra (Pax = Absentia Belli).


No seu mais profundo significado, implica ausência total de sentimentos inferiores, como o ódio e a ira.



Qualquer criatura a pode atingir, porque a paz inicia-se no interior de cada um, vem de dentro, é um estado almejado, mas não é possível impor a paz.


É um sentimento tão real como o bater do nosso coração e sendo possível alcançá-la, basta que se queira.

Ela encontra-se afastada de tudo quanto seja preconceito, julgamento, desconfiança, temor, crenças e ambiguidade.


Atingir a paz é possuir a maior arma duma guerra, seja ela qual for!


"É preferível a paz mais injusta à Justa das guerras." Cícero

A paz requer um compromisso de valores connosco próprios e com a humanidade, implica o cultivo de atitudes de reverência pela vida, quem a virtua tem um profundo senso de respeito pelos outros, pela sua liberdade, justiça e direito de viver num mundo cada vez mais digno e justo.

A paz não será um sonho, é possível desde que o homem queira. Quantos mais humanos estiverem abertos ao sentimento que a paz transmite e para que ela possa entrar e invadir mais facilmente as criaturas, maior será a conquista deste bem.

Precisamos de muitos homens e mulheres abertos a ideia PAZ individual e mundial.

Vencer a resistência e as barreiras, só quando os homens sentirem profundamente que as suas conquistas devem ser não só as materiais mas também as espirituais.

Assim sendo, o respeito entre os humanos se fazia com alguma prioridade e naturalmente que os desequilíbrios que hoje existem tanto a nível individual como mundial estariam sanados.

Precisamos sim lutar a favor da Paz, porque todos queremos a paz!

Ninguém, ninguém, por mais afastado de si próprio, no seu âmago não deseja a paz.

A paz começa em nós, porque nos amarmos a nós próprios, é uma exigência da vida, gostar de si, muito, para poder amar os outros com o mesmo valor.
Aqueles que se afastam da paz, não se amam!