.
Estas simples reflexões tiveram como origem uma necessidade interior e uma busca dos meus valores de vida e da minha própria verdade. Foram ressurgindo numa nova descoberta, numa vontade enorme de desvendar o maior segredo da vida. Na busca constante do meu equilíbrio e da verdade. - Ana Paula Oliveira

As células tronco ou estaminais

Resumo do Livro
Energia Programada
"Tudo no universo é composto de força e matéria. A força é o agente ativo, inteligente e transformador. A matéria, é o elemento passivo e plasmável". José Amorim, Energia Programada 

As células tronco ou células estaminais são chamadas de células primitivas, são células não especializadas, não diferenciadas e podem ser induzidas, por isso são capazes de se dividir e de se transformar (replicação e duplicação) adquirindo funções específicas.

Está implícito que existe uma Força capaz de transformar estas células primitivas em tão diversos tecidos -diversificação celular.

É potencial o seu domínio pois nelas permanece o código genético de um ser vivo. São capazes de induzir os tecidos celulares dos ossos, cérebro, coração, músculos, sangue, pele;

Existem dois tipos de células tronco: as embrionárias e as adultas.

As primeiras como o nome indica encontram-se nos embriões e são extraídas deles, sendo retiradas deles, estes degeneram, e morrem.

É usada a técnica de desenvolvê-los através de óvulos fertilizados "in vitro".

As células tronco adultas encontram-se nos vários tecidos do corpo: medula óssea, placenta, cordão umbilical, e podem ser retiradas do próprio paciente, aliás tem menor risco de rejeição, enquanto os células tronco embrionárias implicam um maior risco e até formação de tumores.

O principal objetivo do uso destas células além da pesquisa científica (muito importante no estudo das próprias doenças) é usá-las na recuperação de tecidos celulares danificados.

Por indução, elas são capazes de produzir células semelhantes ao órgão afetado, salvando a criatura de uma doença incurável, como exemplo o cancro. Isto é louvável mas,....cautela, porque a natureza não gosta de quem ultrapasse os seus limites, e o reverso pode acontecer. Usar os meios que ela nos permite e desfrutar, mas nunca ultrapassar e desrespeitar.

A natureza é a natureza e não permite artificialismos...

Existem formas de obter células estaminais sem utilizar os embriões, como exemplo a placenta e o cordão umbilical que são células desfeitas naturalmente pela mãe no momento do parto, são vitais e podem ser utilizadas sem nenhum problema ético.

Poderá gostar de conhecer: